
DICAS PARA CONTRATAR UM FOTÓGRAFO
Compartilhe
O fotógrafo de casamento é um dos profissionais mais concorridos entre as noivas, justamente por ele ser único e geralmente só cobrir um evento por dia. Junto com ele estão outros profissionais exclusivos do dia como: locação, maquiador(a), cerimonial e também o vídeo.
Listamos abaixo algumas dúvidas e sugestões para fazer a melhor escolha.

FOTÓGRAFO EXCLUSIVO OU EMPRESA PRODUTORA
Há uma grande diferença em se contratar um fotógrafo exclusivo e uma empresa que faz vários eventos em um mesmo dia. Ter fotografias lindas do seu grande dia é o maior desejo das noivas, e elas são umas das poucas recordações que vão ser levadas ao longo da vida.
Não há mal algum em contratar uma produtora de fotografia para fotografar seu casamento, algumas são formadas por ótimas equipes e fotógrafos, mas certifique-se de conhecer “o profissional” que irá cobrir seu casamento, afinal, fotografia é única e cada profissional um tem sua maneira e estilo de fotografar. Assim você evita surpresas com o resultado final. Algumas empresas podem usar as melhores fotos para portfólio, mas a equipe toda não produz um material da mesma qualidade.
Por outro lado, o preço a ser pago para empresas pode ser menor, pois estas empresas trabalham com várias equipes e podem fazer vários eventos em um mesmo dia. O risco que se corre é que a equipe designada pela empresa para cobrir seu casamento pode não entregar a mesma qualidade que você sempre sonhou para as fotos do dia mais importante de sua vida.
Se possível, procure por um profissional exclusivo. Ele terá mais tempo e atenção para você, além de você poder conhecer em detalhes todo o portfólio e estilo do trabalho.

FOTOGRAFIA E VÍDEO
Muitas pessoas não gostam de vídeo para casamentos, a maioria quando tem que escolher acaba ficando somente com a foto.
Hoje no mercado você encontra pacotes bem atraentes de vídeo + foto a preços acessíveis. Porém, é necessário ficar de olho bem aberto quando a oferta é boa demais. Algumas empresas acabam terceirizando todo o serviço e infelizmente na maioria das vezes a qualidade deixa a desejar.
É comum algumas empresas de fotografia fecharem pacotes que incluem também o vídeo. Como essas empresas só fazem fotografias, elas acabam contratando algum filmaker que esteja parado no dia do seu casamento para fazer as imagens. Ou seja, você não estará escolhendo o profissional que fará o vídeo do seu casamento.
Tem aquele ditado: “O pato nada, o pato anda, o pato voa e o pato não faz nada direito” – Claro que tudo isso tem que ser analisado pois não são todas as empresas que fazem isso. Mas é recomendável contratar duas equipes ou profissionais parceiros de foto e vídeo. O papo de contratar a mesma equipe o resultado fica melhor é papo furado. Contratando profissionais com especialidade em suas áreas é que garante um excelente resultado.

REGISTRO X OLHAR
A fotografia é feita de milissegundos, é o congelar de um momento imperceptível aos olhos lacrimejantes e ao coração cheio de emoção. É através da fotografia e do vídeo que você vai poder relembrar e ver momentos que você nem sabia que rolaram no seu grande dia.
Cada fotógrafo tem sua visão própria, técnica, luz preferida e estilo de cores, todas essas possibilidades de criar imagens é algo construído quase que diariamente através das experiências pessoais de cada profissional. Quando um fotógrafo tira uma fotografia ali está todos os filmes que ele assistiu, as viagens que ele fez, as pessoas que ele conheceu, as emoções que ele sentiu e principalmente sua visão única sobre o mundo.
Você precisa estar atento para diferenciar apenas UM REGISTRO da criação de imagens com UM OLHAR EXPERIENTE. Registrar imagens é algo que todos podem fazer, qualquer pessoa com uma câmera que funcione pode registrar imagens, porém o fotógrafo vive disso e está preparado para inserir neste registro sua marca pessoal.
Mas o que você espera do seu fotógrafo de casamento? Um registro ou uma visão única sobre o seu dia ?

PREÇO X QUALIDADE
Uma regra que devemos seguir sempre, seja pra qual aspecto de nossa vida for, é desconfiar sempre de preços muito baixos. Isso não é diferente na fotografia e também nos outros segmentos de festas e eventos. Muitas vezes o profissional está iniciando no ramo ou não está conseguindo fechar a quantidade de contratos que deseja, acaba colocando os preços muito abaixo do mercado, para conseguir se manter no mesmo.
Começar com um preço um pouco abaixo do mercado é normal e compreensível para os profissionais que estão no início de sua carreira. Porém chega um determinado tempo e esse mesmo profissional precisa analisar e saber que precisa se valorizar e pensar em outros aspectos importantes, principalmente no que diz respeito à depreciação dos equipamentos. Estes equipamentos um começam a ficar velhos, os defeitos vão aparecendo e o profissional começa a ter dificuldades em manter os equipamentos em funcionamento e os compromissos assumidos. Como ele sempre trabalhou com uma margem de lucro muito baixa, não conseguiu gerar uma reserva para essas situações. Por isso é comum sabermos de algum profissional que não esteja cumprindo seus contratos corretamente. Na maioria das vezes é isso que acontece.
Porém, existem profissionais que preferem atuar com valor mais baixo e trabalhar com grande fluxo. Esse profissional geralmente contrata vários eventos e trabalha muito, pois sabemos que a edição e tratamento de imagens é trabalhoso. Nesse caso ele consegue, com os custos bastante enxutos, permanecer no mercado e honrar seus compromissos.
A dica sempre é procurar referências sobre o profissional que deseja contratar, acompanhar suas redes sociais e sites, se tiver.
O dia do seu casamento tem que ser uma experiência inesquecível, e merece ser registrado por um profissional de sua confiança e que realmente esteja preocupado em tomar para si o sonho do seu casamento, com imagens que tocam.
Seu sonho é o meu sonho.